Como sabem, toda semana um novo vídeo é disponibilizado em nosso canal no YouTube, explicando algum trabalho ou mostrando alguma técnica interessante (logo teremos um vídeo com uma forma de colocação de zíper, que é algo que sempre me perguntam!).
No primeiro vídeo mostrei algumas técnicas e dei dicas sobre como quiltar uma colcha de casal em uma máquina de costura comum, caseira - muita gente acha impossível devido ao tamanho de uma colcha, mas, acreditem, não é! No mais recente vídeo mostro a montagem de uma manta que utiliza 2 m de tecido neutrinho e apenas um kit de "fat quarters", atendendo às perguntas sobre o que é possível fazer com esses nossos kits de retalhos de tecidos.
Aliás, gostaria de dizer que os kits são uma forma de ter maior variedade de tecidos com pouco investimento. Nós brasileiras nos acostumamos a usar combinações com três ou no máximo quatro tecidos, mas os trabalhos ficam mais ricos quando usamos uma quantidade maior. Basta obedecer o valor tonal dos tecidos utilizados na composição de cada bloco (claro onde for claro, escuro onde for escuro...) e assim os blocos ficam com o mesmo visual e as colchas ficam impressionantemente mais valorizadas, no visual em si e também no aspecto artístico.
Um detalhe: sabiam que tem gente que usa nossos kits para decorar o ateliê, sem nem desmontá-los? "Eles são tão lindos que não dá coragem de desfazer!...", é o que eu sempre escuto. Alguns que a gente monta são mesmos bonitinhos demais para serem desamarrados... E a gente sempre faz tudo com muito carinho, desde a escolha dos tecidos e das estampas até o cuidado e capricho ao amarrar os kits.
A gente sempre busca "aportuguesar" o inglês, mas no patchwork nem sempre isso é possível. Por isso, explico: "fat quarter" tem esse nome pois é um tecido que equivale a 1/4 ("quarter") de metro de tecido e que, quando dobrado, fica "gordinho" ("fat" em inglês significa gordo). Os fat quarters sempre possuem 50 x 75 cm no caso do tecido nacional ou 50 x 55 cm no caso do importado. Ao juntar quatro fat quarters diferentes (um do lado do outro, e depois os dois acima de mais dois) temos 1,00 x 1,50 m de tecido nacional, mas com quatro diferentes tecidos. O tamanho no caso dos tecidos importados é menor pois eles possuem 1,10 m de largura.
Já tecido neutrinho são os tecidos de cor neutra geralmente utilizados para compor o "fundo" dos blocos (beges, cremes, brancos, cinza claro, etc.).
Por fim, "valor tonal" se refere à tonalidade de um tecido na classificação claro, médio, escuro. Para determinar com certeza se determinado tecido é mais ou menos escuro, tire uma cópia xerox em preto e branco, um ao lado do outro, e poderá determinar com certeza a graduação de cada um deles.
Nosso novo bloco para o Projeto Baltimore Álbum Quilt está no ar. Ele pode ser baixado aqui, neste link. Os blocos anteriores estão aqui e aqui, e a explicação sobre o projeto está aqui (incluindo os links para adquirir os tecidos, caso queiram fazer junto comigo). Logo postarei uma foto de como está ficando meu Baltimore...
Espero que gostem dos vídeos e das dicas!
Um beijinho e até a próxima,
Eliana "Tia Lili" Zerbinatti