Free Motion Quilting, ou Quilting Livre, como chamamos aqui no Brasil, é um sonho para muitas das nossas quilteiras. Sim, um sonho, porque demoramos a nos sentir seguras para nos atrevermos a começar a brincadeira (deliciosa, diga-se de passagem).
O quilting reto é mais fácil no início, pois requer uma prática que já temos, que é aquela de apenas direcionar o trabalho, para que a máquina costure reto e na direção certa, exatamente como na costura de união dos retalhos.
Já o Quilting Livre requer prática, muita prática. Isso quer dizer que é difícil ou que levará anos para que consigamos? Não, de forma alguma. Apenas quer dizer que devemos praticar diariamente, por uns dez a quinze minutos, por apenas alguns dias, até poder quiltar um trabalho "oficial". O treinamento pode ser feito em pequenos sanduiches (de uns 40 x 50 cm, mais ou menos) e tem uma breve preparação psicológica...rs.
Procure uma posição confortável e lembre-se de que é apenas um treino. Não tensione os ombros e apenas deixe fluir, sem se importar com o resultado. Faça inicialmente movimentos em qualquer direção, apenas com o intuito de determinar a velocidade do movimento que faz com as mãos e a velocidade da máquina. A nossa tendencia é diminuir a velocidade da máquina de acordo com a velocidade das mãos (quando a máquina não tem controle de velocidade e essa é imposta ao pisar no pedal). Isso é um erro, pois a máquina deve estar em velocidade maior e as mãos em movimentos mais suaves. Máquinas que possuem controle de velocidade facilitam muito o aprendizado e o trabalho com um todo.
A relação entre essas duas velocidades (das mãos e da máquina) é que determina o tamanho dos pontos. Se você diminuir a velocidade da máquina e o movimento das mãos esta muito rápido, os pontos ficarão maiores, Se a velocidade da máquina esta muito alta e a do movimento das mãos esta baixa, os pontos ficarão pequenos demais. Esse primeiro treino, movendo o sanduíche em qualquer e em todas as direções, é apenas para que possa estabelecer um padrão de velocidades, para que você consiga uniformidade no tamanho dos pontos.
Depois de conseguir que os pontos fiquem com o mesmo tamanho, faça treinos de desenhos específicos, como o que simula o símbolo do infinito (um oito deitado), ondas em série para a direita e depois de certo tempo para a esquerda e assim por diante. É conveniente desenhar com um lápis sobre uma folha de papel o desenho que faremos a seguir, para que a mente "aprenda" o desenho e assim possamos ter o trabalho facilitado.
O desenho que mais agrada e que chamamos de "Caminho Sem Fim" deve ser feitos depois, porque é necessário ter certa prática, já que não estamos mais seguindo um desenho pré determinado e sim vamos ter que ir seguindo o trabalho ao mesmo tempo em que "improvisamos" o caminho, criando o desenho na hora, segundo o espaço que estamos trabalhando.
Ainda existem mais algumas dicas e truques sobre Quilting Livre e no próximo post falaremos sobre isso.
Bom trabalho e aproveitem!!!
Eliana "Tia Lili" Zerbinatti
Boa noite, você da curso de quilo livre ? Gostaria muito de fazer curso. Gostaria de Peter mais informações. Obrigada Bia www.Facebook.com/BiaArteira
Posted by: Beatriz Xavier Narazaki | 07/09/2013 at 21:21
Oi Lili, gostaria de fazer aulas de quilting. Vc está com alguma turma "rolando"? Obrigada, Joana
Posted by: Joana Pegado | 28/06/2013 at 18:51
ola Eliana,
Estou com o msm problema de uma menina aqui do blog, o meu quilt livre fica com a linha frouxa em baixo, e as vezes enreda, poderias mandar uma dica de como não acontecer isto?
um abraço e obrigado pela orientaçaõ
Posted by: stela lima | 15/06/2013 at 20:54
Olá Daise, agradeço pelo carinho!
A gente pode sim vender os tecidos por metro. Sabe qual o código do tecido no Fernando Maluhy? Assim peço para os meninos procurarem aqui.
Posted by: Tia Lili | 28/08/2012 at 17:36
Quero agradecer a tia Lili pelos seus ensinamentos os quais só nos vem enriquecendo nessa tão linda arte do patchwork...suas aulas são claras e sua voz muito suave,muita saúde e felicidades...abraços Daise de Niterói,RJ.
Posted by: Daise | 25/08/2012 at 19:23
Gostaria de saber de vocês vendem tecido do Fernando Maluí a metro,tem tecidos que me interessam e assessórios ,sendo que preciso de 1 metro de cada para terminar um projeto ..e gostaria de fazer pagamento em boleto ou depósito .Estou no aguardo com urgência pois pode acabar o tecido que preciso...abraços.Daise.
Posted by: Daise | 25/08/2012 at 19:14
OI Tia Lili acho maravilhoso os seus
trabalhos parabéns....
Queria uma dica, quero comprar uma máquina para costura e pach,quilt da singer ,qual vc me indicaria? bjo
Posted by: Ivone Nogueira Gacia | 24/07/2012 at 20:28
Obrigado tia lili, pelas dicas sou alluna do seu atelie, e cada dia estou aprendendo coisas novas! A braço
Monica
Posted by: Monica Matos de Oliveira | 24/06/2012 at 20:46
Obrigada, pela informação, foi muito útil para eu desenvolver a prática da quiltagem livre. Vou seguir seus conselhos.
Posted by: Lilian | 27/04/2011 at 16:01
ELIANA QUERO AGRADECER POR TUDO Q.VC NOS ENSINA. TE ACOMPANHO FAZ TEMPO E SE ESTOU EM DUVIDA CORRO PARA SEU BLOG ,PEDIR SOCORRO. JÁ VOU INICIAR O PROJETO BOM. DEUS TE ABENÇOE SEMPRE. COM CARINHO ANA PIMENTA
Posted by: ANA TEREZA PIMENTA | 10/02/2011 at 21:36
Estou tentando fazer o quilt livre, mas a linha de baixo fica muito frouxa. Qual é o problema?
Estou quase desistindo. Já troquei a agulha, a linha, etc. Tem alguma regulagem? Help!!!!
Obrigada
Posted by: Account Deleted | 13/09/2010 at 20:01
Olá,
Estou tentando fazer o q
Posted by: Account Deleted | 13/09/2010 at 19:58
oi eliana tdo bem?
Fiquei muito feliz por ter encontrado vocês na Mega artesanal. Realmente eu não esperava vê-los e levei um susto com o Sr. Manoel puxando a minha bolsa!!! Não tem muito tempo maia já estou com saudade. Gostaria de participar do seu grupo como faço p/ me cadastar?
Beijos
Lucileni (RJ)
Posted by: LUCILENI CAVALCANTE GONÇALVES | 23/07/2010 at 17:06
Oi Lili,
Hoje estou conhecendo seu Blog e adorando as dicas! O quilting livre é o que sinto mais facilidade, acho que porque mais no comecinho eu tentava fazer o quilting reto mas não usava ainda aquele spray para juntar o recheio nos tecidos, e a coisa toda ficava cheia de pregas na parte de baixo, então achei mais fácil ir fazendo pedacinho por pedacinho, no quilting livre mesmo...
Se quiser conhecer meu trabalho, meu Blog é o seguinte:
http://tecelinha.blogspot.com/
Vai ser um prazer receber sua visita, e volatrei sempre, pode deixar!
Posted by: Luciana Giraldo | 31/05/2010 at 18:06
Tia Lili,
suas aulinhas virtuais são TUDO de bom!
Muito obrigada!
Bjs carinhosos,
Mari
Posted by: Mariana | 16/05/2010 at 22:02