O Quilting foi inventado para fazer com que as três partes que compõem o sanduíche permaneçam unidas todo o tempo, inclusive depois de lavado, conservando a forma do trabalho. Se apenas amarrarmos um fio ou uma tirinha de tecido aqui e ali, já cumpre o propósito e existe até um nome para essa técnica, que é Tie Die (que quer dizer amarrado, como na técnica de tingimento de tecidos).
Com o passar do tempo as "quilteiras" foram observando que o quilting também decortava e embelezava e foram então criando padões de desenhos cada vez mais elaborados, fazendo dessa técnica um aliado valioso que agrega muito valor ao trabalho.
Mas às vezes não temos tanto tempo quanto gostaríamos, então, se o projeto não for muito grande, podemos montar o sanduíche de uma forma mais simples, que não necessitará de debrum de acabamento.
Para essa forma de montar o sanduíche basta colocar o topo sobre o forro, direito com direito, e cortar exatamente do mesmo tamanho, sem deixar sobras ao redor. Depois colocar ambos sobre a manta, com o topo virado para baixo e cortar a manta, também sem sobras.
Nesse caso alfinetar, mesmo que com alfinetes comuns, dá muito bom resultado, mas é usar muitos alfinetes, principalmente ao redor. Depois disso é só costurar ao redor, abrir um pequeno trecho e revirar para o direito.
Antes de fazer o quilting é recomendável que se faça uma costura ao redor, e depois tornar a alfinetar ou a alinhavar o trabalho.
Esse tipo de sanduíche fica mais bonito se colocamos uma borda média ou estreita ao redor, que dará uma melhor impressão de acabamento.
Outras vezes, como para algum tipo de montagem de bolsas, fazemos o quilting apenas colocando o topo sobre a manta, pois o forro solto possibilita que não seja necessário "esconder" a costura de união nas laterais e fundo, além de, dessa forma, podermos colocar bolsos sem maiores cuidados.
Também podemos escolher a manta ideal para cada tipo de trabalho, levando em consideração o uso que esse vai ter quando pronto. Para as bolsas podemos usar a Manta Estruturada, que é uma manta acrílica mais resinada que a normal e portanto deixará o corpo da mesma mais firme. Também podemos usar o Forrobel, que é ainda mais estruturado e dá um aspecto mais profissional. A Manta Estruturada também pode ser usada para caminhos e toalhas de mesa, assim como para jogos americanos.
Para colchas e mantas existem as Mantas Acrílicas, em várias espessuras, mas deve-se observar que sejam mesmo as mantas desenvolvidas para patchwork, pois existem mantas chamadas "soft" que não são resinadas e produzem um efeito conhecido como "Bearding", que significa que os fios sairão pelos orifícios e "poros" do tecido, como se nascessem fios de barba. Uso essas Mantas Acrílicas não soft para almofadas e aventais.
Eu prefiro usar as mantas Feltrinho, que são feitas de algodão e possuem duas espessuras (100 g ou 150 g). O tecido fica mais estável em contato com essa manta, o trabalho de quilting fica mais fácil e o toque e aspecto do trabalho finalizado também são mais agradáveis.
No próximo post veremos como fazer emendas em mantas (quando a clocha for mais larga) e como proceder na hora de quiltar projetos grandes.
Beijos
Eliana "Tia Lili" Zerbinatti
o Blog e a Lojinhas são demais, simplesmente DIVINOS.
Parabéns
Posted by: Carol | 19/04/2010 at 15:22