Lembram-se da minha roseira, cujas flores eu não sabia de que cor seriam? E lembram-se que acabamos descobrindo que não era mesmo uma roseira, embora ninguém pudesse arriscar um palpite, pois a danada da planta ora nos parecia ser uma jabuticabeira, ora uma pitangueira? Pois ela floriu, e enfim descobrimos que se trata de uma árvore chamada Resedá (ou Extremosa). É originária da India, China e Austrália, uma árvore lindíssima com cachos de pequenas flores cor de rosa nas pontas dos ramos.
Mudando de assunto, vamos falar um pouco de Patchwork? Tenho alguns textos que foram publicados em um blog antigo que vou colocar aqui, pois acho que muita gente ainda não conhece. Também tenho um glossário com termos em português e inglês, com nomes e descrição de muitas técnicas, que acho que pode ajudar muito na hora de fazer uma pesquisa na internet. Logo vou publicar, alternando com os textos do dia a dia.
O texto que escolhi para hoje também vem de encontro com aquela minha velha vontade de postar aqui algumas dicas de reaproveitamento de retalhos. Alguns anos atrás, eu e algumas alunas trocávamos scraps, mas em quadrados de 12 x 12 cm. Toda semana elas e eu levávamos quadrados de tecidos cortados com essa medida, e a gente focava alguns minutos antes do início da aula escolhendo um scrap de cada uma, de acordo com o que já tínhamos.
O resultado é que aqueles quadrados deram início a uma coleção que vou usar para fazer um Charm Quilt para minha cama, mas antes vou separar os que posso usar para colchas masculinas e guardá-los para montar uma colcha para cada um dos meus netos, assim que tiver scraps suficientes para isso.
Para ler a historinha do Charm Quilt publicada anos atrás, é só clicar no link abaixo ("Continue reading..." e sigam até o título Charm Quilt). Para aquelas que "já vão", deixo meus beijos!
Charm Quilt
Há quem não saiba o que é ou nuca ouviu falar em "Charm Quilt"... São colchas feitas de scraps coloridos, de muitas cores e estampas, que seguem um padrão de formatos, mas que variam de colcha pra colcha, ou seja, o formato do patch é o mesmo em toda a colcha - e podem ser quadrados, triângulos, hexágonos, etc..., mas sempre iguais por todo o topo (diferentes apenas nas cores e estampas). O detalhe é que cada um desses scraps é único em toda a colcha.
As historinhas a respeito são muitas, assim como os "apelidos" desse tipo de trabalho. "O estranho", é um deles e se refere ao fato de que em toda a colcha não há nenhum patch igual ao outro... todos são diferentes. "Colcha de mendigo", explica que a autora do projeto "pediu" sucatas às amigas, pra construir sua colcha.
Existe a ideia de uma mãe fazer uma colcha com apenas dois retalhos (patches) iguais, dentre todos os outros. O motivo pelo qual faria isso é fazer uma criança acamada se distrair (e divertir!), procurando pelo par de patchs idênticos.
Outra delícia de ideia é que uma moça em idade casadoira poderia pedir retalhos de camisas velhas a algum partido interessante e assim entabular uma conversa. Aliás, dizem que uma moça pode colecionar 999 patches e que quando chegar a esse número, o seu principe encantado lhe trará o milésimo scrap (fariam isso também com botões, que iam colecionando, enfiados em um cordão).
É muito comum os swaps (trocas) de retalhos, com a finalidade de montar uma Colcha de Charme, que é na verdade uma forma de expor uma coleção de tecidos diferentes.
E então? Que tal? Inspirei vocês? Mesmo quem não faz patchwork pode iniciar uma coleção, pensando em aprender no futuro (ou em esperar o principe encantado, quem sabe?...)
"Se a vida lhe der retalhos, faça um quilt."
Beijocas coloridas!
Eliana "Tia Lili" Zerbinatti
Oi, estou adorando a leitura do seu site, ele é informativo e tem muitas novidades, sou iniciante na arte de patchwork, então pergunto: com quantos kits de Fat Quarters (50 x 75 cm cada) eu monto uma colcha de casal (2,50 x 2,50m).
Abraços,
Nicéas Santos
santosniceas@hotmail.com
Posted by: Nicéas Santos | 27/03/2010 at 12:38
Esqueci de colocar meu meu email jkusmin@terra.com.br.
Posted by: Joyce | 17/06/2009 at 16:02
Gostaria de saber se vocês tem kits de paninhos em azul,é para fazer um kit para berço de menino.
Obrigada
Posted by: Joyce | 17/06/2009 at 16:00
essa planta élinda, lili, eu tb quero uma... duas: uma pro quintal e uma pra calçada...
Posted by: eloisa | 26/04/2009 at 11:16